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O que é automação de marketing e por quê ela é importante para o seu negócio

Automação de marketing é um termo que aparece cada vez mais no mundo do marketing. Não importa qual tipo de negócio você possua ou em qual tipo de empresa você trabalhe: é essencial saber o que é automação de marketing é por quê ela é tão importante hoje.

O que é Automação de Marketing?

O termo “automação de marketing” nasceu no final da década de 1990 quando algumas poucas empresas começaram a juntar o que já tinham em seus bancos de dados com código automático para facilitar o processo de segmentação das informações em níveis bem mais detalhados. Desde então a automação de marketing vem se tornando um setor realmente gigantesco, figurando entre as áreas de software com os maiores índices de crescimento.

Uma boa definição (ainda que resumida) de automação de marketing seria:

“Processo de usar uma única plataforma (ou software) para rastrear e controlar leads, automatizar atividades de marketing e elaborar relatórios detalhados sobre a eficácia de todas as ações de marketing de um negócio.”

Um “lead” é um contato que traz alguma intenção comercial. Esse contato pode chegar em forma de e-mail, uma solicitação de orçamento feita através de um formulário, uma conversa no chat do site da empresa ou até a presença de um cliente que queira olhar ou comprar algo em uma loja física.

A automação de marketing é, basicamente, todo o uso de um software que tem como objetivo implantar automação de tarefas de marketing recorrentes, tais como envio de e-mails, redes sociais e ações no site da empresa. A tecnologia por trás da automação de marketing faz com que essas tarefas sejam mais fáceis, mais assertivas e mais mensuráveis. A automação de marketing permite que empresas de qualquer tamanho – tanto micro-empreendedores individuais quanto multi-nacionais – consigam vender com a eficiência da Amazon, por exemplo.

Automação de marketing na prática

A automação de marketing é uma área cujas atividades podem ser dividas em três grandes (ou macro) etapas:

1. Rastreamento e controle de leads, que consiste em monitorar a origem e o comportamento dos leads em todos os canais de marketing que o negócio utilizar.

2. Execução técnica automatizada, que permite a você criar processos que serão executados como campanhas de marketing.

3. Elaboração (em muitos casos automática) de relatórios detalhados que cobrem todo o ciclo de marketing (e em alguns casos também o ciclo vendas) do negócio, demonstrando o valor de cada Real, Dólar, Euro etc. investido em cada um dos canais da campanha e o retorno desse investimento.

Exemplo de automação de marketing em uso

Para entender suas possibilidades e benefícios, considere o seguinte exemplo de automação de marketing básica:

  1. Uma pessoa entra no site da sua empresa;
  2. Ela navega em várias páginas e encontra o produto, serviço ou informação que procura;
  3. Ela decide então preencher o formulário de contato e enviar uma solicitação de orçamento;
  4. O formulário contém campos estratégicos de informação do cliente, tais como “DDD”, “Seu cargo na empresa” e “Escolha o produto/serviço de interesse”;
  5. Ela preenche os dados do formulário: no campo “DDD” coloca “61” (Brasília), no campo “Seu cargo na empresa” coloca “Diretora” e no campo “Escolha o produto/serviço de interesse” coloca “Produto X”, e suponhamos que o produto X seja o que possui a melhor margem de lucro na empresa;
  6. Ao enviar o formulário de contato, os dados vão para a sua plataforma de automação de marketing;
  7. A plataforma então lê e filtra as informações: como essa cliente potencial possui DDD = 61 (Brasília) ela já ganha 5 pontos em seu perfil porque a empresa tem mais facilidade em entregar o produto nessa região. Além disso, ela é diretora na empresa onde trabalha – e tem alto poder de decisão – portanto ganha mais 5 pontos. Por fim, o produto no qual ela está interessada é o mais rentável para a sua empresa, então ela ganha outros 3 pontos;
  8. Ao entrar na plataforma para ver os leads (contatos) que chegaram, o funcionário de marketing ou de vendas da sua empresa logo vê o perfil da visitante com alta pontuação – e sabe que ela é prioridade porque tem muito mais chances de estar pronta para fazer a compra;
  9. O funcionário entra em contato imediatamente com ela.

Esse e milhares de outros usos e possibilidades são a grande vantagem da automação de marketing. É muito importante saber que as ações que a sua plataforma irão executar serão escolhidas e configuradas por você ou pelo responsável pela área digital da sua empresa.

Níveis de automação de marketing

A automação de marketing tem muitas possibilidades e graus de implementação. Hoje há muitas opções disponíveis para automatizar ações de marketing. Dependendo dos objetivos do seu negócio, pode ser que você precise somente de uma ferramenta básica. Negócios mais complexos (não necessariamente maiores) podem demandar soluções mais robustas, trazendo a necessidade da implementação de um painel de automação de marketing completo.

Imagine que no seu site há um formulário de contato e que seja possível registrar todos os envios deste formulário direto no seu sistema interno (um CRM, por exemplo), sem ter que fazer nada manualmente. Isso é um exemplo de automação simples, que pode ser feito por uma única ferramenta básica. Mas se você tem a necessidade de fazer com que os envios deste formulário de contato sejam automaticamente pontuados – de acordo com os seus critérios – para saber qual visitante do site está mais próximo do momento da compra, você precisará de uma solução de automação de marketing mais completa.

É primordial saber muito bem se o seu negócio precisa de um nível básico de automação de marketing, ou se as suas necessidades específicas demandam uma solução completa e robusta. Entender profundamente o que é realmente importante para o seu negócio é a garantia de que você usará as ferramentas certas e não comprará uma ou outra tecnologia só porque “está na moda”.

Quando se pensa em automação de marketing, muitas pessoas podem ficar na dúvida e não entender muito bem o que significa. A automação de marketing é uma nova forma de marketing (podemos dizer que é uma ciência) e é também uma ferramenta (um software) que boa parte das empresas ainda não conhece ou não usou. O mais interessante é que a automação de marketing está disponível para todos os perfis de empresas, do pequeno empreendedor individual a uma multi-nacional.

Conclusão

Tanto empreendedores quanto profissionais de marketing estão fazendo a maioria de suas campanhas publicitárias no mundo online. Isso torna muitas ações de marketing mais fáceis de serem executadas e sobretudo rastreadas (no meio digital quase tudo é registrado), mas também impõe alguns desafios técnicos. A automação de marketing e o marketing digital são irmãos e se complementam. Considere a automação de marketing como uma extensão do marketing digital. Ela precisa do marketing digital para funcionar, assim como qualquer estratégia de marketing digital fica mais eficaz com a automação de marketing.

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